top of page
Programas

Programas na Madeira

rabacal-25fontes-01.jpg

Levadas na Ilha da Madeira

07 noites / 08 dias

 A Madeira sendo um arquipélago com um clima subtropical e paisagens deslumbrantes é justamente conhecida como “o Jardim Flutuante” ou “a Pérola do Atlântico”.

lev_cald_verde_madeira.jpg

Portugal Com extensão à Ilha dos Açores e Madeira… a viagem de uma vida…

15 Noites / 16 dias

Venha conhecer um Pais com mais de 900 anos, onde além de cultura e da tradição encontra também Ilhas Paradisíacas a menos de três horas de voo de Lisboa, onde a natureza se encontra em estado puro e com paisagens arrebatadoras – visite os Açores e a Ilha da Madeira, duas perolas portuguesas ainda por explorar!

Experencias

Experiências | Actividades

Dicas

Erguendo-se como um milagre verde ao largo da costa de Marrocos, a cerca de um milhar de quilómetros a sudoeste de Lisboa, a Madeira é abençoada com uma espectacular paisagem vulcânica e um ameno clima subtropical.
A ilha empresta, também, o seu nome a um rico e frutado vinho licoroso, que de há séculos vem sendo ali produzido.
“Jardim Flutuante” e “Pérola do Atlântico” são apenas dois dos muitos epítetos que podem ser atribuídos não apenas à ilha da Madeira mas, igualmente, à sua “irmã” mais pequena, Porto Santo, que oferece águas cristalinas e uma praia dourada, que se estende por mais de nove quilómetros.

Gastronomia
Apesar da sua localização em pleno Atlântico, a cozinha madeirense é tipicamente mediterrânica, com muito peixe, azeite e alho.
Os mares que cercam o arquipélago são muito produtivos e riquíssimos em vida marinha. O espada preto serve de base ao prato mais tradicional da Madeira. Apesar do seu assustador aspecto, este peixe longo, de dentes aguçados e olhos enormes, oferece uma carne branca e suculenta, muito saborosa, frequentemente servida com banana às rodelas ou numa deliciosa marinada de vinho e vinagre.
O atum, abundante nestas águas, é geralmente grelhado, em bifes que se servem com rodelas de limão. Outros pratos de peixe muito populares na Madeira utilizam a garoupa, o salmonete e o espadarte.
O prato de carne mais famoso da Madeira é a espetada, com os pedaços de carne (normalmente de vaca) a alternarem com cebola, tomate e pimentos, tudo grelhado sobre brasas.
Outro verdadeiro “ex-libris” da cozinha madeirense é o milho frito, que surge muitas vezes como acompanhamento de pratos de carne e de peixe.
Os madeirenses cultivam com sucesso grande variedade de frutos tropicais, que podem encontrar-se nos mercados da ilha. Os visitantes podem adquirir abacates, kiwis, mangas, papaias e figos, bem como anonas, goiabas, maracujás, pitangas, loquats e tomates-arbóreos, tudo de produção local.

 

Visita obrigatória

 

Funchal, a capital do arquipélago, é uma encantadora cidade espraiada sobre uma baía de águas cristalinas, com montanhas verdes como pano de fundo. Na sua zona histórica, junto ao porto, ainda podem encontrar-se belíssimas mansões do século XVIII. A não perder, igualmente, o jardim botânico, a que se seguirá o regresso à cidade nos típicos trenós locais.
A ocidente da cidade podemos encontrar o segundo mais alto penhasco marítimo do mundo, o Cabo Girão, com os seus quase 600 metros de altura.
Para além da sua belíssima praia, Porto Santo é famoso por ali ter vivido, antes de se lançar à descoberta do Novo Mundo, o famoso navegador Cristóvão Colombo.

 

Principais atrações

 

Casa de Cristóvão Colombo, em Porto Santo
Pico Ruivo, ponto mais elevado da Madeira
Casas triangulares de Santana
Cabo Girão, o segundo mais alto penhasco marítimo do mundo
Passeios da Levada
Curral das Freiras
Jardins Botânicos do Funchal
Museu Old Blandy Wine Lodge, no Funchal

Principais eventos e festividades

  • Carnaval - Fevereiro 

  • Madeira Island Open - Maio

  • Festa da Flor - Maio

  • Atlantic Festival - Junho

  • Funchal Jazz - Julho

  • Rally Vinho da Madeira - Agosto

  • Festa da Nossa Senhora do Monte - Agosto

  • Festa do vinho da Madeira – Setembro

  • Passagem de Ano na Madeira

dicas
bottom of page